Manifesto Contra o Feminicídio – Por Izabel Cristina e por Todas Nós
- contato.nórdica´s

- 25 de mar. de 2025
- 2 min de leitura
Feminicídio é o resultado do ódio, da agressão e da falta de empatia pela dor da mulher. É alimentado por falas machistas que ferem a alma, ainda mais quando vêm de outras mulheres.

Diante dessa realidade cruel, é urgente refletirmos sobre como educamos nossos futuros homens e mulheres. Precisamos desconstruir padrões, questionar comportamentos e mudar a cultura que normaliza a violência.
Nós, mulheres motociclistas, sentimos essa luta na pele todos os dias. Enfrentamos o olhar crítico por escolhermos pilotar motos, enfrentamos julgamentos e preconceitos, até mesmo pelas roupas que usamos. Tudo isso, apenas por amar estar sobre duas rodas.
Há quase um ano, realizamos uma motociata contra o feminicídio, erguendo nossas vozes em memória das mulheres que perderam suas vidas. E agora, mais uma vez, sentimos essa dor na carne. Perdemos uma de nós. Perdemos Izabel Cristina, assassinada por seu ex-marido.
Hoje, nos deparamos com a cruel indiferença de quem ainda culpa a vítima. Lemos, em um grupo de mulheres, a frase:
“Foi dar conversa para o ex, deu nisso…”
Como assim? A culpa é dela por manter contato? Ou dele, por ser um covarde e assassino?
Até quando vamos viver em uma sociedade que insiste em responsabilizar as vítimas e absolver os criminosos?
Por isso, em nome de Izabel Cristina e de todas as mulheres agredidas, desrespeitadas e assassinadas, nós, motociclistas e integrantes da irmandade Nórdicas MC Brasil, declaramos publicamente:
NÃO! Não é culpa de mulher nenhuma, muito menos de nossa irmã Izabel Cristina, que teve sua vida brutalmente tirada!
Izabel, sua voz ecoará através de nós. Faremos sua memória viver e, em sua homenagem, lutaremos por justiça. Não vamos nos calar. Estaremos atentas e prontas a apoiar qualquer irmã que esteja vivendo em situação de violência.
Estamos juntas, vigilantes e firmes, porque o silêncio não é mais uma opção.
Por Izabel Cristina. Por todas nós. Pela vida das mulheres.
Nórdicas MC Brasil.
IMPORTANTE: VOCÊ IRMÃ QUE ESTEJA VIVENDO QUALQUER TIPO DE AGRESSÃO NOS PROCURE. VOCÊ NÃO ESTÁ SÓ!


Comentários